segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O NASCER DE UM LIVRO, por Ubiratan Lustosa

Quando a gente gosta de escrever, ou sente necessidade de escrever, lá no íntimo acalenta o sonho de um dia ver essa produção transformada em livro.Publicar um livro, todavia, não é trabalho fácil; engloba uma série de implicações de ordem técnica, estética, legal, econômica e outras mais, e a gente vai deixando a ideia para depois. Há também, como complicador, um certo temor que se tem da exposição. O tempo passa, o sonho não se realiza e muita coisa se perde.


Por isso eu considero o editor Anthony Leahy um realizador de sonhos. E o mais bonito é que ao concretizar os nossos anseios ele realiza também os próprios sonhos. Porque ele adora fazer isso, sente-se feliz em editar. Ele gosta de semear livros (lembrando Castro Alves) e o faz à mão cheia (e o poeta em seus versos já bendiz quem assim procede). No meu caso até se criou entre nós uma cumplicidade; desde o advento da Internet a gente tem visto muitos livros migrarem para a WEB, mas nós peitamos a viagem inversa e transformamos em livro o conteúdo do meu site "Nosso Encontro" (www.ulustosa.com). Surgiu “O Rádio do Paraná – Fragmentos de Sua História”.

Por isso eu sou grato ao editor Anthony Leahy e durante o percurso nos tornamos amigos. Acreditando nos autores paranaenses ele tem publicado muitas obras que focalizam temas referentes ao nosso Estado e a nossa gente, procurando preservar a nossa identidade. Anthony luta para dar vez e voz à cultura regional.

Então, se você é daqueles que esconde seus escritos na gaveta, dê uma chance ao seu sonho: procure o nosso editor Curitibaiano ANTHONY. E se o seu trabalho virar livro esteja certo que eu estarei aqui desejando pra você o sonhado êxito, torcendo para que o Anthony e todos nós sejamos ungidos com os santos óleos do sucesso.


O Rádio do Paraná: Fragmentos de sua História
Autor: Ubiratan Lustosa
Páginas: 315 pgs.
Ano da Publicação: 2009
Editora: Instituto Memória
Preço: R$ 75,00

 
SINOPSE
Um pouco do que me
contaram que aconteceu,
do que eu vi acontecendo
e do que fiz que acontecesse.

 Com o advento da informática surgiu um novo espaço para a publicação de textos, muita coisa  nova  foi  escrita  e  muitos  livros  já  existentes migraram para as páginas da WEB.
Nasceu mais um abrigo para os escritores e dele este autor se utilizou criando, em setembro de 2003, o site “Nosso Encontro” (www.ulustosa.com), no qual conta um pouco da história do Rádio do Paraná. Desde então os acessos têm sido permanentes, servindo aos que buscam informações sobre a radiofonia paranaense e colaborando seguidamente com os estudantes de comunicação na elaboração de seus trabalhos curriculares.
A sua aceitação por professores e alunos das nossas universidades ensejou a transformação que agora se realiza: a viagem inversa da que outros fizeram, convertendo em livro algo que só era encontrado na Internet.
Foram muitos os que manifestaram o desejo de que se realizasse essa viagem que ora fazemos. Além de vasculharem o assunto acessando o site e de realizarem entrevistas com o autor, sempre externaram o interesse de possuir um livro em que estivesse impressa a matéria lá encontrada.
Aqui está o livro. Traz o conteúdo do site com adequações e alguns acréscimos e, da mesma forma, (apesar das preciosidades que encontrei na minha garimpagem de informações) é mais testemunho do que fruto de pesquisa. Foi feito na esperança de ampliar a nossa contribuição aos que procuram informações sobre o Rádio do Paraná.

Ubiratan Lustosa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário