segunda-feira, 3 de setembro de 2012

NOVA ORTOGRAFIA: Por isso cuidado meu bem. Há perigo na esquina!

Palavras que terminam em óia, óias, óio, éia, éias, éio  não são mais acentuadas. 

Ex.: 

Como era: jóia, jóias, idéia, idéias, apóia  (v. apoiar), apóio (v. apoiar), estréio (v. estrear). 
Como fica: joia, joias, ideia, ideias, apoia, apoio, estreio.  

Palavras que têm o grupo éi ou ói no meio não são mais acentuadas. 

Ex.: 

Como era: heróico, paranóico, debilóide, asteróide, protéico.   
Como fica: heroico, paranoico, debiloide, asteroide, proteico. 

OBSERVEM:

Cuidado! Só as paroxítonas com esses ditongos ficam sem acento; as oxítonas continuam sendo acentuadas: Você vai continuar pagando aluguéis, usando anéis, pescando com anzóis, comendo caracóis, enrolando fios nos carretéis, ligando os faróis, tirando o chapéu, andando ao léu, lavando os lençóis, defendendo o réu e sendo um fiel entre os fiéis.
------------------
Capa do livro: Reforma Ortográfica - Adaptada à 5ª Edição 2009 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, Marisa Marques Ribeiro, Rosilda Baron MartinsReforma Ortográfica -2ª Edição - Revista e Atualizada 

Neumar Carta Winter, 116 pgs.

Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853622421-3
Preço: R$ 19,90

* Desconto não cumulativo com outras promoções e P.A.P.           
SINOPSE
Em linguagem inteiramente adaptada à Reforma Ortográfica, esta obra contém as necessárias informações que contribuirão para capacitar o leitor e usuário da Língua Portuguesa a se inteirar, com tranquilidade, das alterações que estarão vigorando no Brasil, a partir de 2009, decorrentes do Acordo Ortográfico firmado pelos países lusófonos, em 1990.
Além de breve histórico sobre a ortografia portuguesa e de comentários sobre acordos ortográficos anteriores e acontecimentos relevantes, que resultaram no recente Acordo Ortográfico, a autora incluiu, neste livro, uma listagem de 646 palavras alteradas pela nova ortografia, como também anexou, na íntegra, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, para proporcionar consulta efetiva, na fonte.
Sem dúvida, será um verdadeiro manual de intensa utilidade, para os próximos anos.
CURRÍCULO DO AUTOR
Neumar Carta Winter é Pós-graduada em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da rede pública paranaense, compõe, atualmente, a equipe de editoração da “Revista do Centro de Letras do Paraná”. Filóloga e crítica literária, mantém a atividade de revisora de grafia para monografias, teses e obras literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário