sábado, 1 de setembro de 2012

RECEITAS DO EDITOR: ARROZ (A GREGA) COM HISTÓRIA

PARTE I: Batalha das Termópilas

480 A.C. - Batalha das Termópilas, travada no contexto da II Guerra Médica, sob o comando do seu rei Leônidas, 300 guerreiros espartanos escolheram morrer como homens livres a viver como escravos. Lutaram até a morte contra centenas de milhares de soldados do império persa, comandados por Xerxes, filho de Dario. Antes de serem aniquilados, os 300 espartanos infligiram pesadas baixas às forças persas (atualmente iranianos) e impediram seu avanço pelo território grego. 

O sacrifício daqueles guerreiros conseguiu atrasar 3 dias o avanço das tropas persas, permitindo a salvação de Atenas e da nascente civilização ocidental. A luta dos 300 espartanos se tornou lenda, maravilhosamente contada pelo historiador Heródoto de Halicarnasso (485 - 420 A.C.), em sua obra"As Histórias de Heródoto". Essa obra foi reconhecida como uma nova forma de literatura pouco depois de ser publicada e seu autor ficou sendo reconhecido como "Pai da História". Ele nos conta que Xerxes buscava vingar a derrota anterior do seu pai para os gregos. 31 cidades-estado gregas deixaram de lado suas desavenças e se uniram para combater os persas, o inimigo comum. Dentre elas estava Esparta, que não havia participado da guerra contra o imperador Dario. O comando do exército grego foi entregue ao rei Leônidas, governante de Esparta. Os espartanos eram soldados profissionais, condicionados desde o berço para a vida militar e para o combate.

Após invadir e dominar a Macedônia, a Calcídica e a Tessália, as tropas persas marcharam para o centro da Grécia, até encontrar aqueles 300 espartanos nas Termópilas - desfiladeiro localizado bem no centro da Grécia. 

PARTE II: RECEITA DE ARROZ A GREGA AO EDITOR

Ingredientes

- 2 copos de arroz lavado e escorrido
- 
2 colheres sopa de azeite de Oliva 
- 2 colheres de uva passa
- 
1 dente de alho amassado
- 
6 copos de água fervente
- Sal
- 
2 cenouras cozidas e cortadas em cubos pequenos
- 
4 colheres sopa de ervilha
- 
1 pimentão vermelho picado em cubos pequenos

Preparo

Em uma panela, refogue o arroz no óleo, juntamente com o alho, por 3 minutos. Cubra o arroz com a água fervente, acrescente o sal e deixe cozinhando em fogo baixo. Dê uma rápida fritada (na manteiga) na cenoura, ervilha, passas e no pimentão. Quando o arroz estiver pronto, misture e sirva.

O QUE TEM A VER? TUDO GREGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário