sábado, 1 de setembro de 2012

VINHO É DE UVA, E PONTO FINAL!

Um grande amigo meu, a quem muito admiro e respeito e que tenho muito orgulho da nossa amizade, escudado pelo seu Diploma em Agronomia, afirmou-me veementemente que "vinho é qualquer bebida fermentada de fruta, independentemente de ser uva". Não concordei mas, por falta de embasamento teórico calei-me.  BEM, após devida pesquisa posso afirmar: não sei à luz da agronomia, mas à luz da Lei, NÃO!  Vejam:

Lei 7678/88 | Lei nº 7.678, de 8 de novembro de 1988


Dispõe sobre a produção, circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
...
Art. 3º Vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura.
Parágrafo único. A denominação vinho é privativa do produto a que se refere este artigo, sendo vedada sua utilização para produtos obtidos de quaisquer outras matérias-primas.
...

OU SEJA: NÃO, NÃO E NÃO!!!! NÃO EXISTE VINHO DE MAÇA, PÊSSEGO OU DO QUE QUER QUE SEJA. VINHO É DE UVA.  
AMIGO AGRÔNOMO: SOU CHATO E INSUPORTÁVEL MAS SOU SEU AMIGO. FAÇA O FAVOR DE ME ATURAR! rsrsrsr
----------------
Capa do livro: Crônicas de Vinho - In Vino Veritas
Crônicas de Vinho - In Vino Veritas
Luiz Groff, 116 pgs.
Publicado em: 30/11/2006
ISBN: 978853621442-9
Preço: R$ 24,70
Folheie esta obra

Comprar Item | Mostrar Detalhes
Capa do livro: Planeta Vinho, O
Planeta Vinho, O
Luiz Groff, 132 pgs.
Publicado em: 12/12/2000
ISBN: 857394729-2
Preço: R$ 24,70
Folheie esta obra

Comprar Item | Mostrar Detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário