terça-feira, 16 de outubro de 2012

PROFESSOR = PROFESSAR

Professar é fazer profissão de, é declarar, é confessar publicamente. A origem do termo professar remete aos primeiros cristãos: os que professavam a fé em público. Essa situação tinha, sim, a ver com ensinar. Quem declarava sua fé em público, ou seja, dava o testemunho da fé, podia então ensinar a outros do que se tratava ser cristão. Declarar é uma forma de contar, de ensinar. Ensinar é declarar.

Capa do livro: Fundamentos da Educação - Os Diversos Olhares do Educar, Vilma Geni SlomskiFundamentos da Educação - Os Diversos Olhares do Educar
Organizadoras: Elisabeth Christmann Ramos e Karen Franklin, 228 pgs.
Publicado em: 27/9/2010
Editora: Juruá Editora
ISBN: 978853623136-5
Preço: R$ 54,90


             

SINOPSE
A obra toma como fio condutor das discussões os Fundamentos da Educação com o objetivo de explicitar os diversos olhares proporcionados pelas diferentes áreas do conhecimento sobre o fenômeno educativo. Em campo tão vasto e polissêmico como o da Educação, a iniciativa de uma coletânea que retrata a diversidade de pesquisas e de olhares sobre concepções e teorias não é apenas oportuna, é necessária.
O livro foi estruturado em duas partes. A primeira apresenta as bases conceituais, filosóficas e ideológicas sobre as quais foram construídos os princípios, os sentidos e significados das disciplinas de Fundamentos da Educação.

Na segunda parte, o destaque é dado para temas teóricos tratados em sala de aula e textos, produtos das pesquisas desenvolvidas
pelos professores, alguns escritos em parceria com professores de outros departamentos do setor de Educação e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, o que caracteriza o caráter interdisciplinar do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário